/* Google Analytics */ /* Google Analytics */

sexta-feira, julho 02, 2010

Muitos aplausos e uma correção necessária


Só tenho aplausos para o texto que D. Aloísio Roque Oppermann, bispo de Uberada, publicou no site da CNBB sobre a questão do aborto. Dando nome aos bois -- Lula, Dilma, Temporão -- e falando o que muitos evitam falar às claras -- "O presidente Lula (...) é decididamente a favor do aborto" --, o texto é um exemplo de como deve se portar a hierarquia da Igreja frente ao processo eleitoral brasileiro e frente às forças da Cultura da Morte que envolvem nossa sociedade.

Não escreveu o prelado sobre em quem devemos ou não votar, limitando-se a dizer as verdades com a única intenção de alertar aos fiéis sobre os lobos que continuam, ano após ano, misturados às ovelhas. E muitas vezes com o assentimento de muitos pastores, mas isto é outra história...

Fez muito bem também o bom bispo em denunciar a nova investida capitaneada pela Rede Globo de Televisão para alavancar a agenda abortista em ano de eleição. Tudo, claro, sob o mantra criado por ONGs abortistas, de que o aborto seria um problema de Saúde Pública.

E é neste ponto que até mesmo o texto de D. Aloísio se equivoca. Eis o trecho em que o número do abortos no Brasil é referido:
"É bom saber que existe muita manipulação de estatísticas, ao se falar sobre a taxa anual de abortos. Sobretudo são falsas as notícias sobre o número de mulheres mortas em decorrência de “abortos inseguros”. Segundo informações do DATASUS (2006), o número de mortes maternas em decorrência dessa prática, nunca passou de 163 por ano.(Ver “Faça alguma coisa pela vida” N. 96) Por isso diz-se falsamente que a legalização, “evitaria milhões de mortes maternas”. "
Na verdade, o número de mortes maternas em decorrência de tentativas de aborto anuais fica bem longe até mesmo do número divulgado pelo bispo e que pode ser conferido no site do DATASUS. O máximo que este número já alcançou anualmente é de 22 mortes, que ocorreram em 2005.

O número que provavelmente confundiu até mesmo D. Aloísio é o somatório de mortes maternas devidas a fatores variados, tais como gravidez ectópica, abortos espontâneos, etc. Um destes fatores é exatamente a morte materna devido a uma tentativa de aborto. Estes números podem ser vistos no quadro abaixo (clicar para expandir) e em textos já publicados neste blog (
aqui e aqui).


Evidentemente que este erro não tira a importância do texto de D. Aloísio Roque Oppermann, mais ainda por ele ter sido publicado no site da CNBB, um espaço que há muito vem sendo ocupado para coisas que mais confundem que ajudam os fiéis que ali buscam orientação.

Neste ambiente, ver um bispo dizendo com todas as letras que Lula e sua fantoche Dilma são favoráveis ao aborto é muitíssimo bem-vindo.

Parabéns D. Aloísio!

Nenhum comentário: